Entenda por que é tão útil realizar a manutenção do seu aparelho de ar-condicionado regularmente.

Existem três tipos principais de manutenção de ar-condicionado, são elas:
Manutenção corretiva: É indicada quando há defeitos visíveis no ar-condicionado, ou seja, quando o aparelho apresenta ruídos, ou não cumpre a sua função. A desvantagem desse tipo de manutenção é que leva a uma diminuição na vida útil e também a possibilidade da falha inicial voltar.
Manutenção preventiva: Consiste no uso de técnicas para corrigir defeitos antes que eles se manifestem. A manutenção preventiva de ar-condicionado também traz a vantagem de poder ser agendada e geralmente possui uma garantia, assim você evita ser pego de surpresa.
Manutenção preditiva: Consiste na troca de componentes do aparelho de ar-condicionado antes que eles apresentem defeitos. Por exemplo, se em um manual de um aparelho informar que o filtro tem uma vida útil de 6 meses, então seria prudente realizar a troca do filtro antes desse período.
Além disso, há a manutenção profissional, na qual um técnico qualificado e autorizado desmonta o aparelho de ar-condicionado e realiza a limpeza dos componentes com produtos específicos que garantem sua durabilidade.
Benefícios da manutenção preventiva
- Preservação da saúde: A manutenção preventiva elimina micro-organismos, bactérias e poeira do aparelho de ar-condicionado, o que evita a proliferação de doenças e problemas respiratórios e alérgicos, como a rinite, por exemplo.
- Melhor desempenho: Seja com uso intensivo ou não do ar-condicionado, a presença de poeira no aparelho causa uma diminuição de performance do mesmo, pois a circulação do ar é prejudicada.
- Economia de energia: Ao retirar a sujeira do interior do aparelho, o condicionador de ar trabalha com mais facilidade, pois a circulação do ar não será prejudicada por obstáculos. Assim, o consumo de energia é menor, o que leva a uma economia na conta de luz.
- Maior durabilidade: A realização de uma manutenção preventiva evita o acúmulo de sujeira, a ferrugem e a corrosão das peças, proporcionando uma vida útil maior para os componentes do seu aparelho.
Quando realizar uma manutenção de ar-condicionado?
Recomenda-se que a manutenção preventiva seja realizada mensalmente em residências, onde há pouco uso do aparelho, e entre uma ou duas semanas em ambientes com muita poeira e maior fluxo de pessoas, como em escritórios e comércios.
Já a manutenção profissional deve ser realizada pelo menos uma vez por ano em residências, onde há pouco uso, e semestralmente em caso de ambientes com mais poeira e uso intensivo do aparelho.
Conclusão
Para garantir o melhor desempenho do seu aparelho de ar-condicionado, preservar a saúde, economizar energia e dinheiro é essencial realizar uma manutenção preventiva e profissional regularmente, o que evitará problemas como defeitos, ruídos e mau cheiro.
Ar condicionado com problemas? Agende uma manutenção
Peça um orçamento com quem entende de assunto: a Cool Ar Climatização. Aqui você contará com uma equipe profissional com mais de 20 anos de experiência.
Garantia de 3 meses
Atendimento em todo o estado de São Paulo